Os serviços de Educação Infantil voltados para crianças de 0 a 4 anos só trazem benefícios reais para o desenvolvimento quando são de boa qualidade. Creches que não oferecem educadores capacitados e currículos com foco, rigor e coerência podem prejudicar os pequenos, atrapalhando a trajetória escolar posterior deles.
Pensando na importância desta etapa e dando continuidade ao seu compromisso de promover programas eficazes de Primeira Infância, o Instituto Alfa e Beto estabeleceu há dois anos uma parceria com o Centro de Recuperação Infantil (CREI) Ipanema, no Rio de Janeiro, que hoje está garantindo atendimento educacional de qualidade a um grupo de cerca de 50 crianças de baixa renda.
O CREI é uma entidade filantrópica, que funciona há 50 anos nas instalações da Igreja Cristã de Ipanema e atende, em sua maioria, filhos de trabalhadores da região, como empregadas domésticas e porteiros. A parceria com o Instituto Alfa e Beto consiste em uma assessoria pedagógica que visa otimizar o espaço e as práticas de professores e cuidadores. O trabalho rendeu neste domingo (dia 23) uma homenagem dos membros da Igreja ao presidente do Instituto, o professor João Batista Araujo e Oliveira, e sua esposa, professora Mariza Oliveira.
O principal motivo da homenagem foi o avanço na qualidade do atendimento oferecido às crianças. Desde o início da atuação no CREI, o Instituto Alfa e Beto oferece formação aos profissionais da unidade para que eles estejam preparados para proporcionar atividades que favoreçam o desenvolvimento pleno das crianças de 0 a 4 anos.
Para medir o nível de qualidade desta intervenção foram utilizadas duas ferramentas de avaliação da Educação Infantil, o ITERS-R (sigla em inglês para Escala de Classificação de Ambientes para Bebês e Crianças Pequenas, em tradução livre) e ECERS-R (sigla em inglês para Escala de Classificação de Ambientes Para a Primeira Infância, em tradução livre).
A primeira avaliação foi realizada em 2013, no início da parceria. Naquele ano, a média geral do CREI foi de 2,51 pontos – em uma escala que vai de 0 a 7. A avaliação detalhou cada item que precisava ser melhorado para que as crianças tivessem um atendimento adequado. Diante disso, foram traçadas ações de formação dos profissionais para que eles estivessem aptos a fornecer esse atendimento.
No primeiro semestre deste ano, a avaliação foi novamente aplicada. O resultado surpreendeu: o nível do atendimento deu um salto de qualidade de 130%, atingindo 5,77 pontos. Essa média, segundo a equipe responsável pela avaliação do programa, jamais foi atingida por outra creche ou pré-escola pública do país.
Entre os aspectos que mais tiveram avanços no CREI estão a melhora na capacidade de “ouvir e conversar” demonstrada pelos educadores. Foram relatadas, por exemplo, melhorias visíveis no uso de livros e a adequação da leitura à faixa etária das crianças, além de avanços nas conversas entre educadores e crianças, com melhoria na habilidade do professor de interpretar as tentativas de comunicação das crianças.
O ambiente também ficou mais adequado aos pequenos, com melhorias na organização da rotina, das brincadeiras e das atividades em grupos. O resultado mostra que a intervenção realizada pelo Instituto Alfa e Beto no CREI conseguiu chegar a um grau de excelência, proporcionando o atendimento integral que deve ser prioritário para crianças na Primeira Infância. Um exemplo de atendimento que nos enche de orgulho.
Parabéns, CREI Ipanema!