Coronavírus: O Que as Escolas e Redes de Ensino Podem Fazer Durante a Crise?
A princípio, a pandemia do coronavírus colocou as redes de ensino diante de um desafio sem precedentes: como continuar a educar as crianças em casa? Nesse sentido, redes particulares, em geral, conseguiram respostas mais rápidas, contando com alunos conectados, famílias que valorizam a educação e uma estrutura disciplinada. Mas e as redes públicas? Há muito o que pode ser feito, mesmo que não exista uma solução única.
Recomendações Gerais
Primeiramente, é essencial ajudar alunos e famílias a organizarem suas rotinas. Nessa perspectiva, dedicar tempo ao estudo, leitura, exercícios físicos e minimizar o tempo de televisão e joguinhos é crucial. Agora, vamos às sugestões específicas:
Redes com Currículos Rigorosos e Ensino Estruturado
Nesse contexto, para redes com currículos robustos e ensino estruturado, a solução é mais clara. Por isso, orientar os alunos e pais sobre as atividades diárias e manter o que seria feito na escola é o primeiro passo.
- Em primeiro lugar, havendo tecnologia, é possível oferecer feedback, corrigir tarefas ou disponibilizar chaves de correção.
- Ademais, leituras associadas à redação podem ser uma excelente oportunidade de aprendizado.
- Por último, priorize o essencial: Linguagem, Matemática e Ciências. Evite sobrecarregar os alunos com informações desconexas.
Redes Sem Currículos Estruturados
Em segundo lugar, para redes que não possuem um sistema estruturado, o desafio é maior. Aqui, é necessário transformar a dificuldade em aprendizado.
- De início, identifique instituições ou programas confiáveis que já ofereçam materiais prontos, organizados e relevantes.
- Além disso, ofereça atividades simples e articuladas, em vez de “reinventar a roda” com propostas sem propósito claro.
Evitando Armadilhas
Ainda mais importante, evite reclamações sobre o MEC ou outras instâncias. O foco deve estar em combater os efeitos da pandemia, não em buscar culpados. Não use a falta de internet, apoio das famílias ou condições precárias como desculpa para a inção. Atitudes concretas, mesmo que imperfeitas, são melhores do que a omissão.
Aproveitando Boas Práticas
Emprestar livros, implementar bons materiais estruturados e promover leitura podem iniciar tradições saudáveis. Redes de voluntários podem ajudar a distribuir esses materiais. A utilização de rádio ou televisão local para aulas estruturadas também é uma alternativa viável.
Escolhendo Ajuda Confiável
Na busca por soluções, é essencial procurar apoio de instituições com experiência comprovada. Crianças não devem ser tratadas como cobaias, mesmo em situações extremas. Escolhas baseadas em evidências garantem que o aprendizado continue com qualidade e segurança.
Em tempos de crise, a educação deve ser uma prioridade. Redes e escolas têm a oportunidade de minimizar os impactos da pandemia do coronavírus e, quem sabe, emergir mais fortes e preparadas para desafios futuros.