Mais importante do que o resultado de uma atividade na creche, é o que a criança está aprendendo com essa atividade, se está adequada à sua faixa etária e se o mediador respeita seu tempo e a estimula a evoluir de uma maneira lúdica e divertida.
Isso requer, por parte do adulto/educador, os seguintes conhecimentos e habilidades:
O processo de desenvolvimento infantil em suas diversas manifestações, suas características, e relação entre os diversos aspectos e aquilo que a criança é capaz e pode assimilar em cada momento: ou seja, o que vem antes e depois do atual nível de desenvolvimento.
Um conjunto de atividades apropriadas para estimular a criança a se desenvolver nas diversas áreas.
Conhecer a criança e saber diagnosticar onde ela se encontra no processo de desenvolvimento – nas suas várias manifestações ou áreas (como motora, cognitiva, linguagem, etc.). Entender seus gostos e preferências, e quais as atividades mais adequadas para ajudá-la a dar os próximos passos. Como quase sempre a criança se encontra em grupos, é necessário saber como lidar com a criança dentro de um grupo e como lidar com a interação de diferentes grupos que compartilham de um mesmo espaço.
Além de possuir os conhecimentos listados acima, o educador poderá utilizar-se de algumas estratégias para realizar interações de qualidade com as crianças:
- Envolver-se de igual para igual e interagir;
- Colocar-se no mesmo plano de visão das crianças (ajoelhar, agachar, ficar no chão, colocar a criança no colo etc.);
- Usar comentários e observações sobre o que vê as crianças fazendo;
- Deixar as crianças controlarem as brincadeiras
- Ao invés de elogiar, mencionar os avanços e esforços da criança na realização das tarefas do dia a dia;
- Permitir que a criança faça erros
- Encorajar as crianças a descrever seus esforços e produtos
- Estimular as crianças a refletir, pensar e explicar o que fizeram
- Fazer perguntas abertas
- Refrasear (corretamente) o que as crianças estão dizendo, sem chamar atenção para eventuais erros de linguagem (e para isso é preciso saber ouvir com atenção)
Quer conhecer mais evidências do que funciona na educação infantil? Conheça os materiais da Alfa e Beto Soluções:
Desenvolvimento Infantil: O que Desenvolve?
Manual do Gestor da Educação infantil
E baixe nossos e-books gratuitos:
Guia IAB de Leitura Para a Primeira Infância (E-book)