Atrair profissionais de alto nível para o magistério constitui o maior desafio da educação brasileira. Todas as grandes e bem-sucedidas reformas educacionais mundo afora tiveram como ponto central a elevação da qualidade dos professores.
Para contribuir com esse debate, o Instituto Alfa e Beto realizou no dia 2 de maio, no Rio de Janeiro, o X Seminário Internacional cujo palestrante foi o professor Lee Sing Kong, que veio ao Brasil para contar como Cingapura conseguiu redefinir sua educação básica para hoje oferecer um ensino considerado o melhor do mundo.
Por oito anos, Lee foi diretor do Instituto Nacional de Educação de Cingapura e esteve à frente de mudanças em políticas públicas que revisaram o currículo nacional e a carreira docente naquele país, de maneira que Cingapura pudesse garantir atratividade para professores na educação básica e manter nos cargos docentes apenas os profissionais com alto nível de desempenho.
Atualmente, Lee é vice-presidente da Universidade Nacional de Cingapura e em sua palestra mostra, de maneira didática, práticas e políticas que podem inspirar o Brasil no processo de melhoria educacional.
Confira a palestra completa abaixo: