A rede municipal de Bom Jesus, cidade distante pouco mais de 600 quilômetros da capital Teresina (Piauí), provou mais uma vez ser a melhor entre os municípios piauienses em educação e uma das melhores do Brasil. Ao participar pela primeira vez da Olimpíada Nacional de Português para Escolas Públicas e Privadas nos Ensinos Fundamental e Médio, os alunos locais são destaques não apenas regionais, mas principalmente nacionais. A competição é realizada pelo Instituto Philotimia, Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense).
Os resultados deixam um sentimento de orgulho e alegria em toda a comunidade escolar, ainda mais porquê foi o primeiro ano de participação do município na olimpíada. “Bom Jesus é o 1º lugar na Alfabetização das crianças no Estado do Piauí, com 98% delas no nível avançado; e ocupa o 21º lugar no IDEB anos finais no Brasil, quando se compara o resultado obtido entre todas as redes dos mais de cinco mil municípios brasileiros. Trabalhamos para impactar o presente e o futuro de cada criança e de cada adolescente que recebe hoje uma educação de qualidade, passaporte para uma caminhada educacional de sucesso”, afirma a secretária de Educação de Bom Jesus, Oldênia Guerra. Ela destacou que a parceria da rede municipal com o Instituto Alfa e Beto nos últimos quatro anos tem sido essencial para tais avanços.
O trabalho realizado é, de fato, uma parceria, mas não apenas com o Instituto Alfa e Beto; mas sim envolvendo toda a comunidade escolar, como conta a coordenadora de Língua Portuguesa Anos Finais da rede municipal, Edivânia Ribeiro de Aquino. “Foram 12 os nossos estudantes que avançaram à segunda fase da olimpíada, de três escolas participantes. Todos os envolvidos sugeriram e deram orientações sobre as provas, sobre o ensino. Criamos e elaboramos atividades. Todos atuaram conjuntamente.”
A secretária municipal de Educação destaca que, este ano, o crescimento dos indicadores educacionais e a aprendizagem dos alunos será ainda mais ampla, em todos os sentidos, não apenas no que se refere à olimpíada. Oldênia conta que há o monitoramento que analisa o desempenho dos estudantes mês a mês. “Estamos percebendo a constância e a evolução da aprendizagem dos alunos desde a educação infantil até os anos finais do ensino fundamental.”
No planejamento de Bom Jesus para a educação constam o fortalecimento da gestão escolar, aquisição de material pedagógico, desenvolvimento de um ensino estruturado com ênfase na recomposição da aprendizagem, e em avaliação e monitoramento do processo pedagógico continuamente, entre outras iniciativas e forte investimento. Tudo isso permite que o time educacional do município tenha a convicção de que em 2025 os alunos e professores farão “uma jornada educativa que garanta ainda mais eficiência no que é a missão precípua da educação: garantir a aprendizagem de todos os estudantes, sem deixar ninguém para traz”, diz Oldênia Guerra.
Foram 12 os alunos que representaram Bom Jesus (PI) na 2ª fase OP (o município participou em duas categorias (C – 6⁰ e 7⁰ anos e B – 8⁰ e 9⁰ anos). Seis alunos em cada categoria. Na categoria C, eles conquistaram medalha de prata e menção honrosa com destaque nacional. Na Categoria B houve medalha de bronze e duas menções honrosas.
As unidades participantes foram: Escola Municipal Maria Aristeia Figueiredo da Fonseca; Escola Municipal de Tempo Integral Joaquim Rosal Sobrinho; e Escola Municipal Centro Comunitário São José. Daniel Soares Damas (medalha de prata); Thalita Martins Pinheiro (medalha de bronze); e Amanda Beatriz Santos Celestino, Marina Ribeiro Rodrigues e Sofia Pereira Lopes (menção honrosa) são os estudantes premiados.