A Primeira Infância é um dos conceitos que mais tem ganhado espaço no meio acadêmico nos últimos anos. É consenso entre os estudiosos que estimular corretamente o desenvolvimento infantil nessa fase – que começa na gestação e termina por volta dos seis anos de idade – é crucial para garantir que a criança seja capaz de atingir uma vida plena e saudável.
Para que o desenvolvimento ocorra de forma adequada e tenha reflexos na vida adulta, é importante que tomadores de decisões, planejadores de serviços de atendimento à população, educadores, cuidadores e famílias tenham acesso a informações a respeito de tudo que tem influência – positiva e negativa – nesse processo.
A internet tem sido uma das grandes aliadas na divulgação desse tipo de informação. Sites como o Radar da Primeira Infância, Desenvolvimento Infantil e a página do Instituto Alfa e Beto, por exemplo, trabalham na divulgação de evidências que fazem a diferença para quem está envolvido direta ou indiretamente com a Primeira Infância.
Umas das iniciativas mais reconhecidas internacionalmente neste meio é o projeto canadense Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância, produzido pelo Centro de Excelência para o Desenvolvimento na Primeira Infância (Universidade de Montreal) e pela a Rede Estratégica de Conhecimentos sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância (Universidade de Laval). O site, que está disponível em cinco idiomas, conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde – Conass para a tradução para o português.
A Enciclopédia é uma ferramenta de referência confiável e fácil de utilizar, que divulga conhecimentos sobre o desenvolvimento das crianças pequenas gratuitamente. Todo o acervo de itens – separados por temas e ordem alfabética – vem sendo ampliado há 15 anos por uma rede internacional de especialistas que coletam, resumem e comentam, conforme seu campo de especialização, os conhecimentos científicos mais recentes sobre o desenvolvimento na Primeira Infância.
Os temas são divididos em cinco categorias: Comportamento; Educação e aprendizagem; Saúde e Nutrição; Gestação; Serviços e Política; e Família. Questões como o brincar, o autismo, o desenvolvimento cerebral e a resiliência, dentre outros, são discutidos do ponto de vista das evidências científicas, com textos redigidos por pesquisadores de prestígio internacional. Termos comoFunções Executivas, Importância do Desenvolvimento Infantil e Cérebro, que geralmente só são discutidos entre especialistas, também são explicados de maneira clara e objetiva para o público geral.
Para quem deseja informações mais aprofundadas, ainda é possível expandir a leitura com artigos completos e indicações de textos adicionais. Diante de tanta informação que circula na internet, é cada vez mais importante encontrar (e divulgar) projetos que sejam baseados em evidências.
Para saber mais, acesse a Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância.