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Primeira Infância: a fase de ouro para a Inteligência | Capítulo 8
Antes de mais nada, a primeira infância é considerada a fase mais crucial para o desenvolvimento da inteligência humana. Durante os primeiros anos de vida, o cérebro da criança passa por um processo intenso de crescimento e formação de redes neurais. Esse é o momento em que o QI (Quociente de Inteligência) pode aumentar significativamente, mas também pode ser prejudicado dependendo das condições que a criança enfrenta. O desenvolvimento cerebral é uma das etapas mais sensíveis e determinantes para o futuro cognitivo da criança.
O Desenvolvimento Cerebral e a Formação de Conexões Neurais
Primordialmente, ao nascer, grande parte do cérebro já está formada, com reflexos e capacidades essenciais para a sobrevivência. No entanto, o desenvolvimento cognitivo ainda é muito limitado. Uma criança já possui uma quantidade de neurônios que acompanhará toda a sua vida, mas menos de 40% das conexões entre esses neurônios estão condicionadas no momento do nascimento, especialmente aqueles responsáveis pelo desenvolvimento da inteligência. Além disso, os neurônios não possuem ainda a camada de mielina, o que é crucial para aumentar a velocidade e a eficiência das atividades físicas.
O processo de desenvolvimento desses neurônios e suas conexões depende diretamente do consumo de glicose, obtido por meio da alimentação. Isso mostra a importância de uma nutrição adequada desde os primeiros momentos de vida. Por exemplo, crianças que sofrem de infecções precoces mobilizam a necessidade de energia para combater a doença, o que pode comprometer a formação das conexões elétricas e, consequentemente, retardar o desenvolvimento do QI.
A Importância da Alimentação e dos Estímulos Adequados
Ainda mais, a alimentação adequada desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo. O leite materno, por exemplo, é essencial para proteger o bebê de infecções que podem comprometer o desenvolvimento cerebral. Embora o leite materno não aumente diretamente a inteligência, ele garante que o cérebro da criança tenha as condições ideais para crescer e se desenvolver.
Contudo, o desenvolvimento da inteligência não é determinado apenas pela alimentação. A genética também desempenha um papel importante. Os genes responsáveis pela inteligência são influenciados pelo ambiente, especialmente pelos estímulos que uma criança recebe e pela interação com esses estímulos.
Plasticidade Cerebral e Influência do Ambiente
Nesse sentido, a plasticidade cerebral é a palavra-chave. A plasticidade do cérebro, que é maior durante os primeiros anos de vida, permite que o cérebro seja moldado e influenciado por estímulos externos. Esse é o momento em que uma “arquitetura” do cérebro pode ser otimizada ou prejudicada. Estímulos adequados para uma maior eficiência cerebral, enquanto a falta de estímulos ou estímulos inadequados podem ter efeitos negativos no desenvolvimento da criança.
É importante notar que, embora a plasticidade cerebral persista ao longo da vida, os primeiros anos de vida são os mais propensos a mudanças significativas. Um exemplo disso é o aprendizado da língua materna. Nos primeiros meses de vida, a criança tem uma percepção aguçada dos sons da língua, o que facilita o aprendizado e a pronúncia correta dos fonemas. No entanto, a partir dos 11 a 12 meses, essa acuidade diminuiu, dificultando o aprendizado de línguas estrangeiras e a eliminação de sotaques, um fenômeno que pode persistir ao longo da vida.
A Primeira Infância como um Período Decisivo
Em suma, a primeira infância é um período decisivo para o desenvolvimento da inteligência, e os estímulos recebidos nesse período podem moldar permanentemente a arquitetura cerebral da criança. Para garantir um desenvolvimento cognitivo saudável, é fundamental proporcionar condições adequadas de alimentação, saúde e estímulos. Permitindo que o cérebro da criança atinja seu potencial máximo.
Assim, é essencial que as políticas públicas, instituições de ensino e famílias reconheçam a importância dessa fase e invistam no desenvolvimento adequado da criança desde os primeiros anos de vida. Pois é nesse período que as bases para o futuro se constroem.
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Referências bibliográficas:
13 Uma boa referência inicial sobre o tema encontra-se em:
• Sternberg, R. J. & Grigorenko, E.L. (Eds) (2002) The general fator of intelligence: how general is it? Mahwah,, NJ: Earlbaum.
• Plomin, R. & Daniels, D, (1987) Why are children in the same family so diferent from each other? Behavioral and Brain Sciences, 10, 1-16.
• Plomin, R. Fulker, D. W. Corley, R & DrFrieds, J.C. (1997). Nature, nurture, and cognitive development from 1-16 years: A parente-offspring adoption study. Psychological Science, 8, 442-447.
Na próxima semana…
Se a Primeira Infância constitui uma importante janela de oportunidades, e se estímulos são fundamentais, quais são os que mais afetam o desenvolvimento cognitivo? O que é crucial? |