Alfabetização aos 6 anos: o que dizem as evidências
Por que Alfabetizar aos 6 Anos?
Hoje, 8 de setembro, é o Dia Internacional da Alfabetização, instituído pela Unesco em 1967 para enfatizar a importância de garantir que todas as crianças aprendam a ler e escrever e exerçam plenamente a cidadania. Esse é também um dos principais objetivos do Instituto Alfa e Beto (IAB). Aproveitamos a data para explorar as razões científicas e educacionais pelas quais é essencial que as crianças sejam alfabetizadas aos 6 anos, no 1º ano do Ensino Fundamental.
A Definição Científica de Alfabetização
Antecipadamente, é crucial entender o que significa alfabetizar, segundo a Ciência Cognitiva da Leitura, o paradigma científico mais aceito internacionalmente. Alfabetizar, nesse contexto, significa dominar o código alfabético: ou seja, compreender e aplicar as correspondências entre fonemas e grafemas para decodificar os sons das palavras. Dessa forma, a alfabetização envolve habilidades específicas que precisam ser desenvolvidas sistematicamente.
O Processo Cerebral Envolvido
De acordo com pesquisas neurocientíficas, alfabetizar-se é, em outras palavras, “ensinar o cérebro a ler”. Nesse processo, o cérebro cria conexões entre as áreas visuais, auditivas e motoras, que são fundamentais para a leitura. Ao mesmo tempo, essas conexões se associam às áreas responsáveis pela compreensão da linguagem, permitindo que o ato de ler envolva tanto a decodificação quanto o entendimento.
Capacidades Necessárias
Para alfabetizar-se, a criança precisa de um nível mínimo de maturação cerebral e de habilidades como concentração, memória de curto prazo e compreensão do princípio alfabético. Estudos mostram que, em geral, as crianças de 5 anos já possuem essas capacidades ou as desenvolvem com algum esforço ao longo do ano. Assim, ao final dessa etapa, a maioria está pronta para iniciar a alfabetização formal aos 6 anos.
O Sistema Alfabético Brasileiro e Seus Desafios
Analogamente, o sistema alfabético em português brasileiro possui um grau de opacidade maior do que o de outros idiomas, o que torna a relação entre letras e sons mais complexa. Apesar disso, a maioria dos especialistas concorda que é viável alfabetizar as crianças brasileiras em um ano letivo, ou seja, aos 6 anos, durante o 1º ano do Ensino Fundamental. Dessa forma, essa fase escolar se torna essencial para consolidar as habilidades de leitura e escrita.
O Papel das Atividades Pré-Alfabetização
A preparação para a alfabetizar não começa aos 6 anos. Ao contrário, antes dessa idade, atividades como leitura compartilhada, desenvolvimento de vocabulário, estímulo à escrita espontânea e jogos que desenvolvam a consciência fonêmica são fundamentais. Essas práticas ajudam a criança a se familiarizar com letras e sons, fortalecendo as bases para a alfabetização.
Como Avaliar se a Criança Foi Alfabetizada?
Finalmente, para considerar uma criança alfabetizada, ela deve ser capaz de ler palavras e pseudopalavras, além de ler textos com um mínimo de 60 palavras por minuto. Esse nível de fluência é essencial para que a memória de curto prazo processe as informações e permita que a criança compreenda o sentido do que lê.
Referências para Aprofundamento
Para quem deseja explorar mais a fundo o tema, o IAB recomenda as seguintes obras:
- Dehaene, Stanlislas. Os neurônios da leitura: como a ciência explica a nossa capacidade de ler. Porto Alegre: Penso, 2012
- Morais, José. Criar leitores. São Paulo: LivPsic, 2012
- Oliveira, João Batista. ABC do Alfabetizador. Brasília: Instituto Alfa e Beto, 2005
Quer entender mais sobre o impacto precoce? Acesse o site do Instituto Alfa e Beto e descubra como a ciência apoia a alfabetização aos 6 anos para promover o pleno desenvolvimento das crianças.