O Rio Grande do Sul tem muita história para contar. Com o município de Tunas, distante cerca de 280 quilômetros de Porto Alegre, não poderia ser diferente. O tema da vez é educação. A administração da Secretaria de Educação local sabe que ainda há muita estrada a ser percorrida, mas não deixa de se alegrar com o avanço ocorrido no setor em 2023, de acordo com a divulgação do resultado das avaliações educacionais realizadas pelo Governo do Estado.
Segundo o governo gaúcho, o município de Tunas, que fez parceria com o Instituto Alfa e Beto, apresentou uma das maiores evoluções referentes aos anos anteriores já vista no Estado: aumentou seu índice de desenvolvimento educacional saindo da 489ª colocação para o 139º lugar. Foram nada mais nada menos do que 350 posições superadas. Antes de 2023, apenas 20% dos alunos dos anos iniciais tinham proficiência adequada; agora esse percentual se aproxima dos 70%.
Além de muito trabalho pedagógico, as melhoras têm sido alcançadas graças ao engajamento da administração municipal, da equipe da Secretaria Municipal de Educação – diretores escolares, professores, funcionários -, alunos e comunidade escolar. Todos acreditaram no projeto e incentivam a metodologia adotada.
Em Tunas, após uma resistência inicial na implementação, a comunidade resolveu acreditar e ajudou no trabalho e esforço e dedicou-se na busca por melhorias. Lá, agora todos sabem das potencialidades educacionais da rede municipal e caminham para avançar ainda mais.
No Rio Grande do Sul, 13 municípios alcançaram resultados ainda mais notáveis na alfabetização e nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) ao adotarem o método fônico do Instituto Alfa e Beto, superando a média nacional.
Cidades como Esteio, Montauri, Caibaté, Tunas, Arroio do Tigre, Ibarama, Cristal, Mato Queimado, Nova Ramada, Três de Maio, Estação, Sapucaia do Sul e São Sepé destacam-se pelos resultados excepcionais. As crianças dessas localidades desenvolvem
habilidades de leitura e compreensão com fluência, atingindo índices entre 75% e 100%.
Para alcançarem resultados, há a combinação de três fatores:
1. Gestão eficiente das redes de ensino
Primeiramente, as redes de ensino nesses municípios possuem uma gestão eficiente e comprometida com a qualidade da educação. Isso inclui a definição de metas claras, a alocação de recursos apropriados e o monitoramento dos resultados.
2. Professores dedicados
Além disso, os professores nessas redes são profissionais comprometidos e capacitados para lecionar com as metodologias mais eficazes. Eles recebem formação inicial, fazem reuniões de planejamento periódicas e operam em ambientes de trabalho motivadores e solidários.
3. Metodologia específica
E ainda, os municípios adotam o método fônico, amplamente utilizado globalmente para a alfabetização. Esse método baseia-se no ensino dos fonemas, ou seja, dos sons das letras e sua relação com a grafia de cada letra, dessa forma, facilitando o aprendizado da leitura e escrita.