Em parceria com o Instituto Alfa e Beto, o município de Bom Jesus (PI) realizou, entre os dias 16 e 20 de agosto, uma avaliação diagnóstica abrangente. Participaram mais de 2 mil alunos do 2º ao 5º ano e do 9º ano do Ensino Fundamental, provenientes de 15 escolas da rede municipal. Essas avaliações têm como objetivo verificar o nível de aprendizagem dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática, especialmente após a interrupção das aulas presenciais devido à pandemia de COVID-19. As avaliações seguem as diretrizes da BNCC – Base Nacional Comum Curricular.
Planejamento Baseado nos Resultados da Avaliação Diagnóstica
Nayana Amorim, gerente pedagógica da Secretaria Municipal de Bom Jesus, destaca que essas avaliações diagnósticas permitem às escolas se prepararem melhor para o retorno às atividades normais. Por meio dos resultados, é possível entender o que os alunos realmente aprenderam durante o ensino remoto. Além disso, os resultados permitem mapear conhecimentos e habilidades consolidados, identificando também lacunas no aprendizado. Assim, é possível traçar um planejamento adequado às necessidades de cada estudante.
João Batista Oliveira reforça a importância da avaliação diagnóstica no contexto da volta às aulas. Segundo ele, essa avaliação é crucial para identificar os pontos fortes e fracos dos alunos. Portanto, as escolas podem planejar intervenções específicas e adaptar seu ensino, garantindo que todos os alunos alcancem os objetivos educacionais propostos.
Parceria e Sucesso em Bom Jesus (PI)
Desde 2015, Bom Jesus mantém uma parceria sólida com o Instituto Alfa e Beto. O Instituto é responsável por todo o processo de impressão, distribuição e correção dos testes usados nas avaliações diagnósticas, entregando os resultados à Secretaria de Educação em cerca de uma semana. Com base nos resultados, o Instituto Alfa e Beto propõe intervenções para redirecionar o trabalho pedagógico e minimizar prejuízos.
Distante 634 km da capital Teresina e com cerca de 25 mil habitantes, Bom Jesus adotou vários programas educacionais do Instituto Alfa e Beto, incluindo os de Alfabetização, Ensino Estruturado de Língua Portuguesa e Matemática, e Aceleração de Aprendizagem. Nos seis anos de parceria, Bom Jesus registrou avanços significativos na educação. Entre 2015 e 2019, as notas de Matemática no 5º ano na Prova Brasil cresceram 46,6%, e as de Língua Portuguesa, 47,5%. Comparativamente, no mesmo período, as notas do Brasil cresceram apenas 8,5% em Matemática e 10,2% em Língua Portuguesa. Hoje, Bom Jesus ocupa a primeira posição no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica entre as 224 cidades do Piauí.
Avaliação Diagnóstica em Outras Cidades
Além de Bom Jesus, outras cidades como Boa Vista (RR) também aplicam testes de avaliação diagnóstica para avaliar o nível de conhecimento dos alunos após mais de um ano de interrupção das aulas presenciais. Esses testes ajudam as cidades a entender melhor o impacto da pandemia na educação. Além disso, permitem planejar intervenções eficazes para melhorar o aprendizado dos alunos.
Em conclusão, a avaliação diagnóstica realizada em Bom Jesus (PI) é um exemplo claro de como uma parceria bem-sucedida pode trazer benefícios significativos para a educação. Com uma abordagem focada em resultados e planejamento estratégico, essas avaliações proporcionam uma visão detalhada do aprendizado dos alunos. Assim, as escolas podem adaptar suas estratégias de ensino e melhorar continuamente a qualidade da educação oferecida.