No processo de alfabetização, há um crescente nível de exigência sobre as competências da professora alfabetizadora. É preciso ter domínio da disciplina, capacidade de organizar um currículo que enfatize os principais objetivos, capacidade de comunicação com os alunos, de manter um clima organizar e entusiasmar os alunos para lerem muito, entre outras habilidades.
Vamos ver, então, quais as principais competências que a professora alfabetizadora deve saber em relação a Língua Portuguesa, Literatura e Literatura Infantil e Competências Pedagógica Gerais. Além disso, vamos verificar as competências específicas como consciência fonêmica, compreensão de textos e avaliação.
Língua Portuguesa
A professora alfabetizadora precisa possuir um domínio teórico e prático da língua portuguesa, especialmente sobre:
- Fonética
- Morfologia
- Ortografia
- Semântica
- Sintaxe
Além disso, deve saber escrever de forma legível e bem organizada e ler bem em voz alta.
Literatura e Literatura Infantil
Para a alfabetização, a professora alfabetizadora deve ter um conhecimento razoável e uma familiaridade com livros importantes de literatura, que incluam:
- Teoria da literatura
- Literatura universal
- Literatura brasileira
- Literatura infantil
É preciso saber os principais autores, as principais correntes, escolas e características desses trabalhos. A professora precisa, nesse sentido, conhecer critérios para avaliar a adequação e livros ao programa de ensino e ao nível de interesse dos alunos.
Competências pedagógicas gerais
- A professora precisa saber como utilizar as competências abaixo no contexto de programas de alfabetização:
- Elaborar um plano de curso de alfabetização, levando em conta o programa de ensino da Secretaria ou da escola.
- Elaborar planos de aula.
- Manejar a classe e conduzir adequadamente os alunos na sala de aula, inclusive no que diz respeito à interação com seus pais e familiares.
- Desenvolver e utilizar instrumentos de avaliação para toma decisões relacionadas ao diagnóstico, recuperação e enturmação de alunos.
Competências específicas
As competências específicas referem-se às suas atividades específicas, e, portanto, às competências que ele precisa ensinar ao aluno:
- Consciência fonêmica, princípio alfabético e familiaridade com textos impressos
- O código alfabético: fônica e decodificação
- Fluência
- Vocabulário
- Compreensão de textos
- Expressão escrita
- Caligrafia e ortografia
- Avaliação
Saiba mais no livro “ABC do Alfabetizador“, escrito pelo professor João Batista Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto