Alfabetização: Como Saber se a Criança Sabe Ler e Escrever?
Primeiramente, a ideia de uma criança alfabetizada é simples: ela deve saber ler e escrever. No entanto, essa definição pode se tornar mais complexa quando tentamos entender o que significa estar alfabetizado ao final do 1º ano do Ensino Fundamental. De acordo com estudos internacionais sobre alfabetização, uma criança considerada alfabetizada deve ser capaz de ler textos simples, com velocidade de 60 a 80 palavras por minuto, cometendo no máximo 5% de erros.
No que diz respeito à escrita, a alfabetização vai além de copiar um texto da lousa ou digitar no computador. A criança precisa ser capaz de escrever palavras e frases simples de forma legível, ainda que a ortografia não fique perfeita. O importante é que ela consiga escrever as palavras corretamente em termos de grafemas (letras ou dígrafos), ainda que com erros ortográficos, visto que se trata de uma fase inicial da aprendizagem.
As Competências Necessárias para a Alfabetização
Sobretudo, para que a criança esteja verdadeiramente alfabetizada, ela precisa dominar o código alfabético. Isso significa que ela deve ser capaz de:
- Conhecer as letras;
- Conhecer o valor sonoro das letras (fonemas);
- Ler e escrever com relativa fluência.
A função do professor alfabetizador é essencial, pois ele guia a criança na descoberta do princípio alfabético e ensina as regras do código alfabético, além das regras ortográficas para representar fonemas por meio de grafemas.
A Importância da Compreensão de Texto
Além disso, a alfabetização é apenas como a capacidade de ler e escrever. A verdadeira alfabetização é acompanhada da compreensão do que se lê. O simples ato de ler não garante que o aluno compreenda o conteúdo. Como o próprio nome sugere, ler é uma habilidade técnica de decodificação de palavras, enquanto a compreensão vai além disso, exigindo o entendimento do conteúdo lido.
A capacidade de compreender um texto não é genérica; ela está relacionada ao conhecimento prévio do leitor sobre o tema abordado. Por exemplo, é possível compreender um texto sobre educação, mas não um sobre física avançada, caso não se tenha conhecimento na área. Portanto, a compreensão é um processo contínuo, que deve ser desenvolvido paralelamente ao processo de alfabetização, começando desde a Primeira Infância e se aprimorando ao longo da vida.
A Compreensão é uma Competência para desenvolver ao Longo da Vida
É importante destacar que, enquanto a alfabetização envolve aprender a ler e escrever, a compreensão de texto exige habilidades cognitivas mais complexas, como inferir, identificar estruturas de texto e compreender os diferentes tipos de gênero textual. A escola deve estar atenta a essas competências, que vão além da alfabetização propriamente dita, desenvolvendo-as de maneira paralela ao processo de ensinar as letras e palavras.
Alfabetizar e Compreender, Dois Processos Interligados
Em síntese, alfabetizar vai além de saber ler e escrever: é preciso compreender o que se lê. A alfabetização deve ser vista como um processo integrado, que envolve tanto a decodificação das palavras quanto a compreensão do conteúdo. O papel do professor, portanto, vai além do ensino da escrita e leitura, abrangendo também o desenvolvimento das habilidades cognitivas que permitem a compreensão e interpretação dos textos. Dessa forma, a alfabetização e a compreensão caminham juntas, garantindo uma educação mais completa e eficaz para as crianças.
Análise Detalhada
Competências da alfabetização | Definição ou explicação |
Familiaridade com livros e letras | Capacidade de lidar com letras; identificar palavras. Manusear e saber usar livros. |
Metalinguagem | Capacidade de usar termos corretos para falar a língua. Em um processo de alfabetização, por exemplo, o aluno precisa conhecer termos como letra, espaço, linha, página, palavra etc. |
Consciência fonológica | Capacidade de manipular e segmentar os sons relativos às palavras |
Princípio alfabético | Princípio segundo o qual as palavras são formadas por símbolos (grafemas ou letras) e que as letras representam os fonemas (sons) utilizados na língua |
Decodificação | Capacidade de extrair o som da palavra a partir das letras escritas: LER.
Capacidade de reproduzir por escrito uma palavra ouvida: ESCREVER |
Fluência de leitura | Refere-se à velocidade, ritmo e prosódia da leitura. |
Competências específicas da escrita: Caligrafia; Ortografia; Sintaxe; Redação. |
Caligrafia – refere-se à legibilidade da letra e à fluência para registrar as palavras.
Ortografia – refere-se à escrita correta das palavras, segundo as regras da língua. Sintaxe – refere-se ao uso de regras relacionadas com a estrutura e o funcionamento da frase. Redação – refere-se ao uso de regras relacionadas aos tipos e gêneros de texto e à atenção aos princípios de coerência e coesão. |
Vocabulário | Refere-se ao léxico, ou seja, o acervo de palavras que a criança conhece e cujo sentido entende. Há o vocabulário receptivo (palavras que a criança entende) e vocabulário produtivo (palavras que a criança utiliza). |
Compreensão | Refere-se a um conjunto de conhecimentos e estratégias cognitivas que ajudam a extrair sentido de um texto. Algumas estratégias são gerais (por exemplo: identificar o autor principal ou o sentido do texto), mas elas sempre exigem o conhecimento do conteúdo específico do texto. |
Se você tem dúvidas ou quer saber mais sobre esse tema, escreva um comentário abaixo. Para conhecer o Programa Alfa e Beto de Alfabetização, acesse o site Alfa e Beto Soluções. |