Parceria de Sucesso na Alfabetização
Em Água Branca (PI), 79% dos 220 alunos do 1º ano desenvolveram habilidades de fluência leitora, além da decodificação, compreensão e expressão oral em apenas seis meses. Esses alunos conseguem, por exemplo, ler mais de 60 palavras por minuto com precisão e prosódia.
E mais: cerca de 86% dos estudantes decodificam palavras, demonstrando que já compreenderam o código alfabético. Ou seja, a alfabetização avança rapidamente com eles. Está assim dado o primeiro e fundamental passo em seu desenvolvimento escolar.
Esse feito resultou de uma parceria de longo prazo baseada em evidências científicas, então realizada pela rede municipal e o Instituto Alfa e Beto desde 2005.
A cada ano, a cidade de Água Branca tem mostrado resultados cada vez melhores na alfabetização das crianças. A implementação do Programa Alfa e Beto de Alfabetização, que segue uma abordagem baseada em evidências científicas, tem sido um diferencial significativo.
Reconhecimento
Tanto alunos quanto pais, professores e gestores educacionais celebram esses resultados. E a confiança dos pais na qualidade da educação, por isso, é evidente. “Aqui em Água Branca podemos matricular nossos filhos em qualquer escola da rede municipal que, no fim do ano, eles estarão totalmente alfabetizados”, afirmam.
No final do ano passado, todas as escolas de Água Branca foram premiadas pelo Governo do Estado com base nos resultados e metas alcançadas no Sistema de Avaliação do Piauí (SAEPI). São 244 municípios no Estado, com seus milhares de escolas. Destas, 78 foram premiadas por seu resultado em alfabetização. Cinco delas são de Água Branca, um pequeno município que teve todas as escolas elegíveis nesta lista de premiação, por seus resultados. Água Branca está agora entre os três melhores municípios do Piauí na Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), do Ministério da Educação (MEC).
O sucesso de Água Branca na alfabetização é um exemplo notável de como políticas educacionais bem fundamentadas e parcerias de longo prazo podem, transformar a educação. A continuidade do Programa Alfa e Beto e o empenho dos educadores locais têm assim proporcionado um futuro promissor para as crianças do município.