Uma pesquisa recente em Boa Vista, Roraima, mostra que pais que leem para seus filhos podem reduzir significativamente problemas de comportamento nas crianças. Alan Mendelsohn e Adriana Weisleder da Universidade de Nova York, em parceria com o IDados e o Instituto Alfa e Beto, lideraram o estudo. Eles revelaram que a leitura regular em casa traz diversos benefícios para a família.
Resultados da Pesquisa sobre a Leitura
Os dados indicam um aumento de 25% no número de crianças sem problemas de comportamento. Além disso, houve um incremento de 50% na leitura interativa. Nesta modalidade, os pais leem para os filhos enquanto conversam e os estimulam. Durante o IV Seminário Internacional do Marco da Primeira Infância, Osmar Terra, ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, destacou a importância de ler para os filhos. Ele ressaltou que isso vai além de contar uma história; é crucial para formar vínculos familiares.
Metodologia do Estudo em Boa Vista
A pesquisa “Prevenindo Disparidades na Prontidão Escolar de Famílias de Baixa Renda em Boa Vista” envolveu 1.250 famílias de baixa renda. As crianças tinham entre 1 e 4 anos e frequentavam as creches do programa Família que Acolhe. Os pesquisadores dividiram as famílias em dois grupos: um recebia atendimento padrão, incluindo leitura interativa diária pelos educadores. O outro grupo, além disso, recebia treinamento para os pais realizarem a leitura interativa em casa.
Durante as sessões de treinamento, os pais receberam orientações, compartilharam experiências e produziram relatórios diários. João Batista Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto, destacou a receptividade dos pais. Eles começaram a trocar mensagens e fotos pelo celular para compartilhar as experiências de leitura. Além disso, os pesquisadores implementaram o “livro viajante”, um caderno onde os pais registravam as leituras feitas em casa com desenhos, fotos e comentários.
Impactos Positivos da Leitura em Família
Os resultados mostraram melhorias no desenvolvimento das crianças, como um aumento de 14% no vocabulário. Além disso, houve melhorias nas relações familiares, com uma redução no índice de punições físicas e um aumento na estimulação cognitiva em casa. A leitura tornou-se parte da rotina dessas famílias. O número de famílias que leem com os filhos três vezes por semana ou mais aumentou em 50%. Por outro lado, o número de famílias que não praticavam a leitura em casa diminuiu em 50%.
Mesmo pais sem habilidade de leitura se beneficiaram. Nas oficinas de treinamento, aprenderam a usar livros de imagens e a basear a interação nas ilustrações. Os livros selecionados pelo Instituto Alfa e Beto abrangiam uma diversidade de temas, gêneros, tipos de texto e idade recomendada. A pesquisa reforça a importância da leitura como um hábito familiar. Esse hábito não apenas promove o desenvolvimento infantil, mas também fortalece os laços afetivos dentro da família.
Fonte:Revista Crescer.