Novo Oriente do Piauí, a 233 quilômetros de Teresina, é um município com apenas 6.500 habitantes e criado há apenas 63 anos. Mas a administração local quer ver a cidade crescer e, para isso, resolveu seguir o caminho da educação. A Secretaria Municipal de Educação fez parceria com o Instituto Alfa e Beto para alfabetizar e dar reforço escolar a cerca de 600 estudantes de 19 turmas.
De acordo com a equipe pedagógica da rede municipal de Novo Oriente, 2025 será um ano de ainda mais investimentos na área educacional na busca por excelência. Para iniciar o trabalho, foi realizada uma avaliação diagnóstica para saber o nível de aprendizagem dos alunos. Com o resultado, há maior eficácia nas inciativas, com foco em onde e quando devem ser implementadas as ações.
Piauí: casos de sucesso
Ao firmar parceria com o Instituto Alfa e Beto, Novo Oriente vai na linha de outros municípios do Piauí que utilizam os programas, metodologias e materiais do Instituto, entre eles Bom Jesus, Água Branca, Esperantina, Demerval Lobão e Teresina.
Bom Jesus e Água Branca, por exemplo, tiveram todas as suas escolas entre as melhores do Estado, de acordo os resultados da avaliação realizada ao fim de 2023 pelo Governo Estadual — metas atingidas no Sistema de Avaliação do Piauí (SAEPI).