Sobral adota a Coleção Ômega para fortalecer a educação
A rede municipal de educação de Sobral, no Ceará, iniciou o ano letivo de 2024 reafirmando sua posição entre os melhores do Brasil. Reconhecida por seus resultados educacionais de destaque, a cidade desenvolveu a Coleção Ômega , desenvolvida pelo Instituto Alfa e Beto , para as séries finais do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano). Essa decisão foi tomada após uma análise detalhada do impacto da pandemia de Covid-19 nos alunos, especialmente aqueles entre 10 e 15 anos, um dos segmentos mais afetados pela suspensão das aulas.
Expansão da Rede e Foco no Direito de Aprendizagem
Primeiramente, de acordo com o secretário municipal de Educação, Francisco Herbert Lima Vasconcelos, o ano de 2024 será marcado pela inauguração de sete novas escolas em regime integral. Com isso, o objetivo é, gradualmente, transformar Sobral no primeiro município do país em que todas as unidades escolares funcionarão nesse formato.
Além disso, essa iniciativa reforça o compromisso de Sobral com a educação de qualidade, oferecendo mais oportunidades para os estudantes. Nessa perspectiva, o secretário destacou: “Além do protagonismo estudantil e do projeto de vida, algo inegociável é o direito de aprendizagem”, afirmando que a Coleção Ômega desempenha um papel crucial nesse processo.
Capacitação com o Instituto Alfa e Beto no Ensino
Nos dias 20 e 21 de janeiro, Sobral sediou uma série de encontros com professores, gestores, coordenadores e diretores de escolas. Durante o evento, o professor João Batista Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto e idealizador da Coleção Ômega , concedeu palestras e capacitações. O foco principal foi discutir a transição dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I para o 6º ano do Ensino Fundamental II, uma fase de grande mudança nas vidas pessoais e acadêmicas dos estudantes.
Desafios da Transição e Apoio do Instituto Alfa e Beto na Educação
Francisco Herbert ressaltou os desafios enfrentados nesse momento de transição. Mesmo com o suporte do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e materiais próprios para o 9º ano, o secretário destacou a importância da expertise do Instituto Alfa e Beto e a qualidade técnica da Coleção Ômega como fatores decisivos para a adoção dessa solução.
Reconhecimento pela Longa Parceria com o Instituto Alfa e Beto
Com mais de 20 anos de contribuição à educação básica no Brasil, o Instituto Alfa e Beto já havia previsto uma parceria sólida com Sobral. “Temos segurança e serenidade para dizer que é um privilégio utilizar esse material”, comentou o secretário de Educação, reforçando a confiança na eficácia da coleção para garantir mais um ciclo exitoso no município.
A Importância da Coleção Ômega para as Séries Finais
O coordenador do Ensino Fundamental II de Sobral, Francisco Vilar Vasconcelos, destacou que a Coleção Ômega é respaldada pelos resultados anteriores, comprovando sua eficácia. João Batista Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto , explicou que as séries finais do Ensino Fundamental são as mais complexas do sistema educacional. Durante a pandemia, além das crianças que deixaram de ser alfabetizadas, os jovens dessas séries também foram duramente afetados.
A Proposta da Coleção Ômega
O Instituto Alfa e Beto desenvolveu a Coleção Ômega para superar os desafios educacionais dos alunos nas séries finais. Seu material permite um diálogo sonoro entre professores e alunos, promovendo o protagonismo juvenil. Nesse sentido, de acordo com João Batista: “Os jovens falecidos o diálogo com a escola e buscaram protagonismo nas redes sociais, no entanto, isso nem sempre foi positivo. Pensando nisso, elaboramos um material de qualidade que busca retomar esse diálogo”.
Metodologias Inovadoras e Excelência Educacional
Primeiramente, os livros da Coleção Ômega, apresentam enredos e narrativas atuais, além de uma linguagem clara e visualmente atraente. Dessa forma, essa abordagem ajuda a superar o descompasso entre a adolescência e o que a escola tradicionalmente oferece. A Coleção Ômega, por sua vez, também se destaca ao adotar a metodologia de sala de aula invertida, na qual os alunos estudaram o conteúdo anteriormente. Em seguida, eles trazem suas dúvidas para discussão em sala de aula, o que facilita o aprendizado colaborativo.
Além disso, o Instituto Alfa e Beto desenvolveu uma coleção com grande rigor conceitual, respeitando tanto cada disciplina quanto os próprios alunos. Embora a coleção esteja homologada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ela vai muito além em termos de profundidade e organização. Nesse sentido, as unidades temáticas, por exemplo, integram os conteúdos de maneira envolvente. Assim, essa estrutura proporciona uma experiência mais rica e significativa para os estudantes.
Um Impacto Transformador nas Políticas Educacionais
João Batista Oliveira ressaltou que a Coleção Ômega terá o mesmo impacto para as séries finais que o Programa Alfa e Beto de Alfabetização teve para as séries iniciais. Portanto, mudando políticas e práticas educacionais em municípios que levam a educação a sério, como é o caso de Sobral.