Esta semana, a renomada coordenadora do Instituto Alfa e Beto, Carmem Brito, foi destaque como palestrante na Jornada Pedagógica 2024 da Secretaria Municipal de Educação de Esperantina, Piauí. O município é um parceiro estratégico do Instituto em seus programas educacionais, evidenciando a importância da colaboração para transformar e inovar na educação.
Participação Ativa do Instituto Alfa e Beto na Abertura do Ano Letivo
O convite para a participação de Carmem Brito partiu do Secretário Valdemir Miranda, marcando não apenas uma palestra, mas também a abertura oficial do ano letivo no município. A temática central, “Desafios Educacionais e Contemporâneos”, ressaltou a necessidade de colaboração para enfrentar os desafios em constante evolução.
Resultados de 2023 e Perspectivas para 2024
Valdemir Miranda, Secretário Municipal de Educação, compartilhou as expectativas e destacou a positividade das intervenções realizadas até então. “Nosso encontro teve como objetivo mostrar os resultados de 2023 e energizar toda a equipe educacional de Esperantina para os desafios de 2024”, afirmou o secretário.
Balanço Positivo de 2023 e Projeções para o Futuro
Em seu discurso, Carmem Brito fez um balanço otimista do trabalho realizado pelo Instituto Alfa e Beto no município ao longo de 2023. Com resultados promissores, ela expressou confiança de que, em 2024, os professores e coordenadores levarão a educação de Esperantina a patamares ainda mais elevados.
Os programas do Instituto Alfa e Beto foram implementados em Esperantina a partir de agosto de 2023, proporcionando resultados notáveis em apenas quatro meses de implementação.
Transformação nos Índices de Alfabetização
Na alfabetização, a rede municipal de Esperantina registrou índices superiores a 70% de suas crianças com habilidades de leitura adequadas para a idade. Do 2º ao 5º ano, mais de 80% demonstraram fluência de leitura e compreensão de texto de forma extremamente positiva.
Antes da intervenção do Instituto, a quantidade de alunos atingindo habilidades adequadas era significativamente menor em maio do que em novembro. Um curto período após a intervenção, observou-se uma equivalência de desempenho entre alunos de diferentes anos.
Resultados Avaliados pelo TELCS
Os dados são baseados na nota obtida pelos alunos no TELCS (Teste de Leitura e Compreensão de Sentenças). Esse teste, embora não específico para alfabetização, permitiu medir o nível de leitura alcançado pelos alunos. Considerou-se alfabetizado o aluno que respondeu corretamente a 7 itens entre os 10 primeiros do teste.
Os resultados destacam não apenas o sucesso dos programas do Instituto Alfa e Beto, mas também a capacidade de implementar mudanças significativas em curtos períodos, transformando a educação em Esperantina.