Seminário e Produção Científica sobre Alfabetização
Realizado pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, este seminário sobre alfabetização marcou um ponto crucial na história da alfabetização no país. Pela primeira vez, o debate sobre um tema educacional começou com a produção de um estudo baseado na análise rigorosa das evidências científicas mais atualizadas. Além disso, uma equipe de cientistas nacionais e internacionais, convidados pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, elaborou o estudo. Assim, o seminário sobre alfabetização apresentou quatro palestras que culminaram no relatório intitulado “Alfabetização Infantil: Novos Caminhos”. Este seminário sobre alfabetização representou um marco significativo, pois integrou contribuições científicas de diversas partes do mundo.
Evolução Histórica e Metodológica da Alfabetização
O relatório introduz a Ciência Cognitiva da Leitura como o paradigma científico dominante no estudo da alfabetização. Além disso, ele analisa a evolução histórica dos estudos da alfabetização, começando pela “guerra dos métodos” da década de 60. Em seguida, aborda o desenvolvimento e a refutação das concepções que fundamentaram o movimento do whole language no início da década de 70 e a origem, desenvolvimento e refutação das propostas construtivistas ao longo da década de 80. Dessa forma, o relatório oferece uma visão abrangente da evolução dos métodos de alfabetização e das teorias que os sustentam. Portanto, ele esclarece como as diversas abordagens pedagógicas evoluíram ao longo do tempo.
Fundamentos Científicos e Evidências Empíricas na Alfabetização
A partir dessas análises, o relatório descreve e fundamenta os estudos científicos que embasam o paradigma científico da leitura. Ele também explica como a evolução dos métodos científicos e da neurociência contribuiu para avançar o estado da arte. Assim, o documento apresenta de maneira sistemática a evidência consolidada pelo National Reading Panel Report de 2000. Além disso, inclui estudos empíricos de pesquisadores brasileiros, destacando os trabalhos de Scliar-Cabral na área de psicolinguística e os estudos de Capovilla e Cardoso-Martins. Com isso, o relatório oferece uma base sólida para novas abordagens na alfabetização, mostrando, dessa forma, a importância de um programa para regularizar o fluxo escolar. Este seminário, portanto, reforça a necessidade de políticas educacionais baseadas em evidências científicas robustas.
Leia na publicação a seguir a síntese deste Seminário. Para fazer o download, clique aqui.