Como professor, você já deve ter visto alunos que chegam às aulas sem tomar o café da manhã ou almoçar. Isso bloqueia a participação efetiva da criança já que a alimentação é essencial para quem aprende (e também para quem ensina).
Afinal, é dos alimentos que o corpo tira energia para estudar, correr, pular, assimilar informações, dançar, brincar…
No livro “O que eu como vira o quê?”, ilustrado por Claudia Fleury, as autoras Andrea Thompson Da Poian e Luisa Andrea Ketzer apresentam, de uma forma criativa, o processo de transformação dos alimentos durante o processo de digestão.
Essa ideia chamou a atenção da Professora Vera e dos seus alunos da EMEF Professora Ana Fausta de Moraes, de Guaratinguetá (SP). A turma do 5° ano do Ensino Fundamental concretizou um simulador da digestão a partir dos alimentos listados no livro, apresentando 3 etapas principais:
– A Etapa 1 representou a boca. Os alunos colocaram os alimentos do café da manhã dentro de um pote plástico, trituraram os alimentos e colocaram água para imitar a saliva.
– A Etapa 2 foi o estômago. A turma passou a mistura dos alimentos do pote para o saco plástico, adicionando corante laranja para simular o suco gástrico.
– A Etapa 3 era o intestino. As crianças movimentaram a mistura de alimentos do saco plástico para o pedaço de meia-calça que recebeu um corante azul, simulando o suco pancreático e a bile.
Esta aula de Ciências é parte do projeto Cientista Alfa e Beto, parceria do Instituto Alfa e Beto com a BASF e a Secretaria de Educação de Guaratinguetá em prol da educação científica e ambiental dos 5 mil alunos do 1º ao 5o ano das 24 escolas da rede pública.
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