Diretores de escola fazem a diferença
O diretor escolar funciona como um indutor de ações e comportamentos que conduzem à qualidade do ensino e à eficácia da escola. O impacto dele não é imediato e sim, cumulativo: para deixar marcas, o diretor precisa permanecer algum tempo na escola, para formar sua equipe e alinhar o trabalho dos colaboradores em torno de uma proposta pedagógica.
O impacto do diretor é indireto: ele atua selecionando e desenvolvendo profissionalmente sua equipe de professores e colaboradores; estabelecendo e implementando o regimento escolar, e fazendo cumprir as regras e rotinas da escola. Tudo isso para assegurar o cumprimento do currículo.
Sistemas escolares eficazes investem na identificação, seleção e retenção de seus diretores, organizam regras para progressão na carreira e fornecem instrumentos de incentivo adequados.
Nem todo diretor é a melhor escolha para qualquer situação: em uma rede de escolas é necessário que os mecanismos de gestão de carreiras permitam alocar diretores adequados aos diferentes momentos e situações de cada escola.
A pergunta que paira no ar é: um diretor ineficaz está condenado a sê-lo para sempre, ou existem formas de desenvolvimento das habilidades e competências de gestão escolar? E mais: É possível utilizar o conhecimento sobre essas características para selecionar bons diretores?