Os gestores municipais de Viamão, por meio de parceria com o Instituto Raiar, procuraram o Instituto Alfa e Beto no início de 2018 buscando soluções eficazes para melhorar a educação. Os resultados da Prova Brasil de 2017 mostraram que a rede municipal de educação estava estagnada em Língua Portuguesa e piorando em Matemática nas Séries Iniciais. Também era necessária uma intervenção voltada para a primeira infância, possibilitando desenvolver as habilidades essenciais para a alfabetização no 1º ano do Ensino Fundamental.
Em 2018, o Instituto Alfa e Beto implementou um programa de revisão para os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, visando recuperar a defasagem de aprendizado. Com base em diagnóstico realizado, foram propostas uma série de intervenções na pedagogia e gerenciamento da rede que incluem:
- Adoção de sistemas de informação gerencial e de supervisão
- Adoção de estratégias de ensino estruturado para Pré-Escola, Alfabetização e ensino de Matemática nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental
- Capacitação das equipes gerenciais da Secretaria, das escolas e dos professores.
- Mobilização da sociedade, especialmente em torno da questão da frequência escolar.
No espaço de 2 anos, Viamão conseguiu implementar mudanças profundas no modo de gerenciar e operar o ensino nas escolas, obtendo um crescimento de 12,2% nas notas de Matemática do 5º ano da Prova Brasil de 2017 a 2019 e um crescimento de 8,8% nas notas de Língua Portuguesa do 5º ano da Prova Brasil de 2017 a 2019.
Entenda mais esse caso de sucesso da Alfa e Beto Soluções aqui!
Evolução de notas de Português na Prova Brasil – Séries Inicias
Evolução de notas de Matemática na Prova Brasil – Séries Inicias