O Alfa e Beto na TV é um programa voltado para a educação e alfabetização infantil, da Pré-Escola ao 5º ano do Ensino Fundamental, com aulas de Português (Alfabetização) e Matemática.
Transmitido pelos canais da Rede Vida Educação e no YouTube, ajuda milhares de crianças em todo o Brasil. Assim, ele surgiu como uma alternativa às aulas suspensas na pandemia. Ficou interessado? Então, continue a leitura deste artigo e conheça mais sobre o projeto do Instituto Alfa e Beto.
Alfabetização Infantil
Para o Instituto Alfa e Beto, a alfabetização infantil tem início a partir da 1ª série do Ensino Fundamental (6 anos de idade). No entanto, a educação infantil começa antes disso.
Já na fase dos 2 a 5 anos de idade, especialistas em educação recomendam que as crianças deem os primeiros passos em direção ao letramento. Seja com a participação dos pais ou dos professores, lendo livros diferentes e mostrando aos pequenos situações do cotidiano.
Todo esse processo de iniciação educacional foi afetado com o início da pandemia da covid-19, em 2020. Apesar disso, projetos que incentivam a alfabetização infantil não deixaram de atuar para que elas continuassem aprendendo. Exemplo disso, é o caso do programa Alfa e Beto na TV.
Conhecendo o Alfa e Beto na TV
Você conhece ou já ouviu falar no programa Alfa e Beto na TV? Ele é uma iniciativa do Instituto Alfa e Beto e da Rede Vida Educação, para reduzir o impacto da suspensão das aulas na vida das crianças, especialmente aquelas em fase de alfabetização.
Oficialmente, a primeira edição foi ao ar no dia 26 de outubro de 2020. O programa é destinado a alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, nas disciplinas de Língua Portuguesa (Alfabetização) e Matemática. Ele também pode ser seguido com proveito por alunos concluindo a Pré-Escola II, alunos do 2º ano do Ensino Fundamental e não alfabetizados de qualquer série escolar.
Como assistir ao Alfa e Beto na TV?
Se você faz parte do time que ficou interessado na ideia e no propósito do Alfa e Beto na TV, fique sabendo que assistir o programa é muito fácil. Pela TV basta acessar os canais da Rede Vida Educação.
O Alfa e Beto na TV vai ao ar com horários principais de exibição e, ainda, com reprises do dia e da semana aos sábados e domingos. Para saber o número do canal Rede Vida Educação na sua cidade clique aqui!
Pela internet no site do Instituto Alfa e Beto estão sempre disponíveis as aulas de Língua Portuguesa (Alfabetização) e Matemática do dia e da semana. Pelo canal no YouTube também é possível encontrar todos os conteúdos. Aos que desejarem acessar as aulas, é necessário preencher o formulário.
Alfabetizando em casa pela TV
Alfabetizar em sala de aula não é uma tarefa fácil e exige preparo por parte dos professores. Afinal, as crianças, até então acostumadas com a oralidade, iniciam um processo de aprendizagem de um código complexo – no caso, o código alfabético.
Então, alfabetizar pela TV, é um desafio bem maior, que pode ser contornado com recursos cênicos e lúdicos, como, por exemplo, o uso de bonecos para representar os alunos. É o que faz o Alfa e Beto na TV.
O programa conta com a participação dos fantoches e da professora de Língua Portuguesa interpretada pela atriz Aline Borges. Ou seja, os bonecos têm sua personalidade própria e reproduzem a linguagem de crianças dessa faixa etária. Ainda com estruturas sintáticas bastante definidas e fluência verbal que lhes permite interagir com desenvoltura com a professora, especialmente nas atividades de interpretação de textos e redação.
A importância de reproduzir o ambiente escolar
O Alfa e Beto na TV busca reproduzir em seus programas o ambiente escolar para deixar que as crianças, mesmo em casa, sintam-se familiarizadas com a sala de aula, a relação entre professor e aluno e, ainda, de alunos com outros alunos (através dos fantoches).
Há também um professor assistente, o personagem invisível chamado “O Voz” que faz intervenções eventuais. Além disso, eletem três papéis principais: modela a prosódia e a fluência de leitura; reforça princípios básicos do comportamento e aprendizagem com suas frases repetitivas que se tornam importantes lembretes para as crianças; e executa algumas tarefas, introduzindo variedade e novidade na sua condução.
Os fantoches se comportam como alunos de verdade, interessados, motivados e participativos. Nas atividades de decodificação eles manifestam as dificuldades naturais de quem está aprendendo a ler. E ao longo das aulas, vão melhorando sua proficiência de leitura – como é de se esperar numa boa classe de alfabetização.
Segundo o presidente do Instituto Alfa e Beto e idealizador do programa, professor João Batista Oliveira, os atores-professores têm um papel central. Eles conduzem as atividades com firmeza, esclarecem dúvidas e estimulam a participação das crianças em casa e dos bonecos com que contracenam.
São atentos, alegres e participam das brincadeiras sem perder o controle da situação. Ilustram e modelam um vasto elenco de habilidades fundamentais de um bom professor: sabe o que faz, sabe fazer, planeja e executa o que foi planejado, domina os instrumentos de trabalho, modela os comportamentos e habilidades que ensina, e estimula os alunos a participar o tempo todo, sem perder o fio da meada.
Como o Alfa e Beto na TV pode entrar na sua rotina?
Cada criança e sua família estão inseridos em uma rotina diferente e priorizar o ensino e alfabetização do seu pequeno pode ser uma tarefa desafiadora, em meio às várias atividades de casa e do trabalho.
No entanto, adaptar o ensino e a alfabetização infantil no dia a dia da família pode tornar a dinâmica da educação em casa algo prazeroso e fortalecer conexões entre pais e filhos. Esse é o caso da Dahyane Paes, que é professora e mãe da Sophia de 5 anos.
Juntas, elas protagonizaram uma série de depoimentos sobre o Alfa e Beto na TV, composta por 5 episódios disponíveis no canal no YouTube. Na série, a família relata de forma bem dinâmica e descontraída como foi dar os primeiros passos para assistirem juntas ao programa Alfa e Beto na TV, para a Pré-Escola.
Ainda, segundo Dahyane, inicialmente foi preciso iniciar uma organização da rotina em casa. Depois, adquirir os materiais necessários para que a filha pudesse assistir às aulas, acompanhar as atividades e realizar as tarefas propostas.
Por fim, acompanhar as aulas com a filha permitiu que Dahyane observasse nela o desenvolvimento de habilidades relacionadas à chamada “função executiva”. Como por exemplo, prestar atenção, ter foco e disciplina. Ainda, as atividades para a Pré-Escola baseiam-se em: brincar de aprender, brincar com as palavras, com as letras, com as mãos e com o corpo.
Como adquirir os materiais para assistir às aulas?
O Alfa e Beto na TV conta com um time bastante especial, que se preocupou em organizar tudo para que você, pai ou professor, possa orientar a sua criança na hora de começar a assistir às aulas e seguir os materiais elaborados para cada uma delas.
Ainda, os kits de Alfa e Beto na TV foram feitos de forma seriada, seguindo as demandas da Pré-Escola e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Confira os Kit Pré-Escola I e Kit Pré-Escola II.