A pandemia impactou a educação, afetando a leitura. Com escolas fechadas e ensino remoto, alunos enfrentaram desafios para desenvolver essa habilidade crucial. Reconhecendo a relevância da fluência e da compreensão de leitura, o Instituto Alfa e Beto realizou uma avaliação em Sobral (CE). Para investigar os impactos da pandemia nesses aspectos e subsidiar políticas públicas para minimizar os prejuízos.
Avaliação em Sobral: Analisando Fluência de Leitura e Compreensão
Avaliando 973 alunos do 2º ao 5º ano, o estudo teve como foco principal analisar a fluência e a compreensão de leitura no pós-pandemia. Além disso, o estudo também buscou identificar se existe uma relação de longo prazo entre essas habilidades e investigar o papel da memória de trabalho nesse contexto.
Edna Lúcia, coordenadora de Ensino Fundamental em Sobral, afirma que os resultados da avaliação serão essenciais para o planejamento pedagógico da cidade. “Com base nos dados, poderemos traçar metas para recuperar a aprendizagem, organizar os alunos em turmas de forma mais eficiente. Além de diminuir o número de alunos por sala, ampliar o tempo de estudo, formar e fortalecer os docentes para aprimorar suas práticas”, explica.
Desvendando a Relação Entre Fluência de Leitura, Compreensão e Memória de Trabalho
Isabella Starling, pesquisadora responsável pelos testes, destaca a relevância da avaliação para investigar a associação entre fluência e compreensão. “A partir dos resultados, poderemos identificar se houve atraso ou perda nessas habilidades devido à pandemia e compreender o perfil de desempenho das crianças que ingressaram na escola nos últimos anos”, afirma.
Assim, a avaliação da fluência de leitura consistiu na leitura de textos adequados à idade de cada aluno, com análise da quantidade de palavras lidas em um minuto e da presença de erros. Já a avaliação da compreensão foi realizada por meio de testes com frases incompletas, que os alunos deveriam completar da melhor forma possível, demonstrando sua capacidade de entender o que foi lido.
Ainda, a pesquisa também investigou o papel da memória de trabalho na fluência e compreensão de leitura. Ou seja, essa função cognitiva, que permite reter e manipular informações em tempo real, é essencial para a leitura. Pois, ela possibilita a conexão entre as palavras e a compreensão do texto.
Por fim, a avaliação do Instituto Alfa e Beto em Sobral é crucial para compreender os impactos da pandemia na leitura e definir estratégias eficazes para recuperar a aprendizagem dos alunos. Concluindo, os resultados do estudo serão entregues à Secretaria de Educação de Sobral no mês de abril. Também, eles servirão de base para o desenvolvimento de políticas públicas que garantam o acesso à educação de qualidade para todas as crianças.