A Escola Selvino Damian Preve, localizada em Santa Carmem (MT), realiza, entre os dias 18 e 27 de agosto, uma avaliação diagnóstica para seus alunos. Em parceria com o Instituto Alfa e Beto, a escola envolve 331 estudantes do 2º ao 5º ano. Focando em Língua Portuguesa e Matemática, com base na BNCC – Base Nacional Comum Curricular, essa avaliação diagnóstica verifica o nível de aprendizagem dos alunos após a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia de COVID-19.
Benefícios da Avaliação Diagnóstica
João Batista Oliveira destaca a importância da avaliação diagnóstica no retorno às aulas. Ele explica que a avaliação diagnóstica permite compreender o desempenho dos alunos e tomar decisões estratégicas para melhorar a educação. Sônia Maria da Silva Freire, coordenadora municipal dos programas do Instituto Alfa e Beto, também ressalta os benefícios dessas avaliações. Com os resultados em mãos, os professores identificam o nível de aprendizado de cada aluno e proporcionam intervenções individualizadas ou em grupo.
Além disso, essas avaliações permitem uma visão detalhada do progresso de cada estudante. Dessa forma, os professores ajustam suas estratégias de ensino conforme necessário. Essa abordagem personalizada é essencial para garantir que todos os alunos atinjam os objetivos educacionais previstos.
Implementação e Resultados Rápidos
No município de Cachoeirinha (RS), a avaliação diagnóstica desenvolvida pelo Instituto Alfa e Beto é aplicada a cerca de 2 mil alunos do 1º e 2º anos. Esses testes são automatizados e realizados eletronicamente por meio de tablets individuais. O Instituto Alfa e Beto entrega os resultados à Secretaria de Educação de forma rápida e simplificada, geralmente em cerca de uma semana.
Carmen Brito, coordenadora do Instituto Alfa e Beto, reitera que essas avaliações são cruciais para mapear conhecimentos e habilidades dos alunos. Ela destaca que a identificação de possíveis lacunas no aprendizado ajuda os professores a elaborar planos de ação mais eficazes. Além disso, a rapidez na obtenção dos resultados permite uma resposta imediata às necessidades dos alunos. Isso garante que as intervenções pedagógicas sejam implementadas de maneira oportuna, maximizando o impacto positivo no aprendizado dos estudantes.
Ações Corretivas e Avanço Curricular
Com base nos resultados das avaliações diagnósticas, o Instituto Alfa e Beto propõe ações para minimizar prejuízos educacionais e, ao mesmo tempo, avançar na qualidade do ensino. Essas ações permitem que as escolas sigam com os conteúdos curriculares de maneira mais eficaz. A cidade de Boa Vista (RR) e outras localidades também utilizam esses testes para avaliar o nível de conhecimento dos alunos após mais de um ano de interrupção das aulas presenciais.
Santa Carmem, distante 540 km da capital Cuiabá e com uma população de 4 mil habitantes, é parceira do Instituto Alfa e Beto desde 2016. A implementação dos programas educacionais abrange desde o 1º até o 5º ano, demonstrando um compromisso contínuo com a melhoria da educação no município.
Conclusão
Em resumo, a avaliação diagnóstica realizada na Escola Selvino Damian Preve, em parceria com o Instituto Alfa e Beto, é fundamental para entender e melhorar o aprendizado dos alunos. Com uma abordagem estratégica e focada em resultados, essas avaliações fornecem insights valiosos que ajudam na tomada de decisões educativas, beneficiando tanto os professores quanto os estudantes. Portanto, este artigo destacou a importância da avaliação diagnóstica e os benefícios que ela traz para a educação em Santa Carmem. Ao continuar investindo em parcerias e programas eficazes, como os oferecidos pelo Instituto Alfa e Beto, as escolas podem garantir que seus alunos alcancem seus objetivos educacionais com sucesso.