A princípio, a importância da leitura dos pais com os filhos desde o berço e sua interação com o desenvolvimento das habilidades de controle executivo são o tema do artigo “Reading Aloud, Self-Regulation, and Early Language and Cognitive Development in Northern Brazil” que acaba de ser publicado no The Journal of Developmental and Behavioral Pediatrics.
Nessa perspectiva, os autores do artigo são da Universidade de Nova Iorque e do Instituto Alfa e Beto. São eles: Luciane da Rosa Piccolo, Adriana Weisleder, João Batista A. Oliveira, Denise S. R. Mazzuchelli, Aline Sá Lopez, Walfrido D. Neto, Carolyn B. Cates, e Alan L. Mendelsohn.
Terceiro artigo a analisar resultados da Universidade do Bebê
Em primeiro lugar, trata-se do terceiro artigo que analisa resultados e implicações de uma intervenção intitulada “Universidade do Bebê”, realizada no Município de Boa Vista (RR), pelo Instituto Alfa e Beto. Ademais, os dois primeiros artigos podem ser lidos neste link e nesse outro, respectivamente.
Em segundo lugar, segundo o professor João Batista Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto e um dos autores do artigo, as implicações do estudo são extremamente importantes. Haja vista que reforçam as relações mútuas entre a leitura de pais com os filhos na primeira infância e o desenvolvimento das habilidades de autorregulação. Analogamente associadas ao desenvolvimento da linguagem e da cognição.
Nesse contexto, o conjunto dessas publicações mostra a importância de intervenções fundamentadas. Como a Universidade do Bebê, desenvolvida pelo Instituto Alfa e Beto. Primordialmente, para promover o desenvolvimento das crianças, especialmente as provenientes de ambientes socioeconômicos mais desfavorecidos – complementa.
Sobre a intervenção
Inspirada no programa Reach Out and Read, a intervenção avaliada pelo estudo consistiu no treinamento dos pais ao longo de aproximadamente nove meses. A amostra original incluiu mais de 500 pais de crianças em idades entre 2 e 4 anos, sendo metade no grupo experimental e metade no grupo de controle.
Os pais do grupo experimental foram treinados em técnicas de interação verbal com as crianças, tendo como apoios principais livros e brincadeiras. Em reuniões mensais com os profissionais do Instituto Alfa e Beto, eles aprendiam e compartilhavam técnicas de leitura, inclusive com feedback a partir de gravações sobre as suas interações com seus filhos.
Sobre a importância da autorregulação
Neste terceiro artigo sobre a Universidade do Bebê, o foco da investigação foram os impactos da intervenção no desenvolvimento da autorregulação. Segundo os autores, a autorregulação representa um mecanismo importante por meio do qual as intervenções de leitura em voz alta afetam a linguagem e as capacidades cognitivas.
Além disso, de acordo com o artigo, os resultados do estudo indicam que a leitura interativa entre pais e filhos pode ser uma estratégia eficaz para promover a autorregulação infantil ampla e específica no que diz respeito à regulação da atenção e das habilidades de controle inibidoras. Esses impactos se devem provavelmente ao fortalecimento das interações entre pais e filhos.
“A autorregulação infantil é fundamental para o desenvolvimento de habilidades acadêmicas que demandam altos níveis de atenção e controle de impulsos. Por exemplo, ficar sentado em uma sala de aula por um longo tempo e seguir as instruções do professor. Os pesquisadores devem considerar o papel da autorregulação ao refinar as intervenções. Com o objetivo de prevenir disparidades relacionadas à pobreza”, acrescentam os autores do estudo.
Matérias sobre os dois artigos anteriores
Veja abaixo links para as matérias publicadas em nosso site sobre os dois primeiros artigos relacionados aos impactos da intervenção intitulada “Universidade do Bebê”. Realizada no Município de Boa Vista (RR):
. Estudo pioneiro mostra que importância da leitura para crianças pequenas vai além do aumento do vocabulário: https://www.alfaebeto.org.br/2018/01/08/estudo-pioneiro-mostra-que-importancia-da-leitura-para-criancas-pequenas-vai-alem-do-aumento-do-vocabulario/
. Estudo aponta efeitos positivos da leitura entre pais e filhos mesmo em famílias com baixa escolaridade: https://www.alfaebeto.org.br/2020/08/20/estudo-aponta-efeitos-positivos-da-leitura-entre-pais-e-filhos-mesmo-em-familias-com-baixa-escolaridade/