Resultados em Educação Durante a Pandemia: O Caso de Viamão com o Instituto Alfa e Beto
Introdução: Superando Desafios na Alfabetização Durante uma Pandemia
Primeiramente, o município de Viamão, no Rio Grande do Sul, declarou que é possível alcançar avanços significativos na educação mesmo em tempos desafiadores. Em 2020, um estudo realizado pelo Instituto Alfa e Beto nas escolas da cidade mostrou que 70% dos alunos do 1º ano foram alfabetizados, apesar das aulas terem sido realizadas à distância devido à pandemia.
Metodologia Inovadora: Adaptação e Sucesso
Além disso, contrariando a tendência de perdas educacionais durante o período de quarentena, a avaliação destacou ganhos de aprendizagem na alfabetização. Utilizando aplicativos do Instituto Alfa e Beto, os testes de alfabetização e fluência de leitura aconteceram off-line. Os pais aprenderam em grupos de WhatsApp sobre como proceder para que os alunos executem os testes em casa, participando 570 alunos do processo.
Impacto Significativo: Alfabetização e Tecnologia
Nesse sentido, os resultados foram impressionantes: 62% dos alunos atingiram o nível máximo de alfabetização e 8% alcançaram um nível de aprendizagem considerado adequado. Mais de 90% das famílias tinham acesso à internet e seguiram as instruções da Secretaria Municipal de Educação para baixar os aplicativos e realizar os testes nos dispositivos móveis.
Avaliação e Resultados: Alcançando Metas de Alfabetização
Adicionalmente, é relevante destacar que o teste de alfabetização ocorreu na forma de um jogo interativo, baseado no software Ilhas do Alfabeto, permitindo que o aluno avançasse de nível ao acertar 70% ou mais dos desafios propostos. No teste de fluência de leitura, 28% dos alunos desejam ler pelo menos 60 palavras por minuto com menos de 5% de erros, evidenciando os desafios de desenvolver a fluência de leitura à distância.
Conclusões e Reflexões: Ensinando e Aprendendo em Tempos de Crise
Por fim, o professor João Batista Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto, reforça que os resultados obtidos em Viamão provam que ensinar e aprender durante a pandemia é possível com a qualidade do ensino e a eficácia da sua implementação e gestão. A tecnologia, embora crucial para manter a comunicação, não é o único elemento necessário para promover a educação.