A proposta de trabalho do Instituto Alfa e Beto se baseia numa concepção do que deve ser ensinado e aprendido nas diferentes etapas e séries da educação infantil e do percurso escolar. A atual proposta dos currículos foi desenvolvida e aprimorada desde a elaboração do primeiro programa em 2004 – o Programa Alfa e Beto de Alfabetização – e veio sendo atualizada e ampliada.
A revisão dos currículos de outros países e os fundamentos da proposta foram debatidos com especialistas de renome nos vários seminários internacionais realizados pelo Instituto Alfa e Beto desde a sua fundação, e encontram-se registrados nas várias publicações.
Os currículos foram elaborados ao longo do tempo – primeiro fizemos o da alfabetização, depois o da Pré-escola, em seguida o das séries iniciais, depois o das séries finais e finalmente os do Zero a Quatro Anos.
Tudo isso foi acompanhado pelo desenvolvimento de materiais e estratégias de ensino apoiadas nesse currículo. Tudo foi devidamente testado, implementado e avaliado, sendo que os resultados comprovam o acerto dessas decisões.
A versão atual consolida e sistematiza esse esforço. Ainda que elaborados por partes, os currículos têm uma base comum: a evidência científica sobre as melhores práticas e sobre os conceitos fundamentais que devem nortear a elaboração de um currículo. Ademais, todas as propostas se fundam nos três critérios básicos que todo currículo deve obedecer: foco, rigor e consistência.
Para conhecer os materiais do Instituto Alfa e Beto baseados em seu currículo clique aqui
Para conhecer os resultados e impactos dos programas do Instituto Alfa e Beto clique aqui.
Para ter acesso ao documento em PDF com o detalhamento dos currículos do Instituto Alfa e Beto, preencha o formulário abaixo: