Eleições Municipais, Educação e Federalismo: Reflexões de João Batista Oliveira
Em artigo publicado no Valor Econômico, o professor João Batista Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto, analisa as propostas de educação dos candidatos a prefeito de Rio de Janeiro e São Paulo. Segundo ele, os planos apresentam semelhanças, falta de inovação e ausência de estratégias robustas, refletindo um padrão de consensos fáceis e politicamente corretos que não oferecem soluções reais para os desafios da educação.
A Mesmice nos Planos Educacionais
Primeiramente, João Batista Oliveira critica a repetição de ideias ultrapassadas, como o aumento indiscriminado de vagas e escolas, sem considerar a qualidade do ensino. No caso do Rio de Janeiro, um candidato propõe como prioridade a alfabetização das crianças até o final do 1º ano, sem detalhar como alcançar essa meta. Em São Paulo, a defesa de “mais escolas” e programas genéricos continua a dominar o discurso, sem abordar os problemas estruturais.
Federalismo e Desafios Locais
Além disso, o artigo destaca ainda a dificuldade de implementar mudanças significativas na educação sem repensar a relação entre os entes federativos. Dessa forma, para João Batista, a centralização excessiva das decisões, combinada com a falta de autonomia local, impede avanços significativos no ensino público.
Um Apelo por Estratégias Coerentes
Por fim, o professor faz um apelo às lideranças políticas: é preciso abandonar consensos demagógicos e investir em estratégias reais, com foco na qualidade do ensino e na eficiência da gestão pública. Ademais, ele reforça que apenas medidas bem planejadas podem garantir melhorias concretas na educação municipal.
Leia o artigo completo no jornal Valor Econômico ou acompanhe as discussões no site do Instituto Alfa e Beto.