Uma reportagem veiculada pelo Jornal da Band, no dia 24 de agosto, mostrou que ler para crianças, além de incentivar a imaginação e a criatividade, também melhora o relacionamento familiar. A matéria mostrou os resultados de uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto Alfa e Beto em parceria com a Universidade de Nova Iorque.
O estudo foi realizado em Boa Vista, capital de Roraima, e publicado na revista científica norte-americana Early Childhood Research Quarterly. Foram analisados os impactos do programa Universidade do Bebê, que empresta livros a famílias de baixa renda e promove workshops mensais com os pais para incentivá-los e capacitá-los a ler de maneira interativa com seus filhos.
Além de resultados positivos na interação entre pais e filhos, o Programa Universidade do Bebê, de acordo com o estudo, também proporcionou estimulação cognitiva nas crianças em idade pré-escolar, contrariando a hipótese de que o baixo nível de alfabetização dos pais seria associado à redução nos impactos da intervenção.
Em entrevista ao jornal, o presidente do Instituto Alfa e Beto, João Batista Oliveira, disse que “os dados mostram que mesmo pais com baixos níveis de escolaridade e escores baixos em testes de leitura e compreensão de textos são capazes de implementar estratégias que levam a resultados positivos em seus filhos. A leitura interativa é essencial e eficaz, independentemente da condição socioeconômica e do nível de escolaridade dos pais”.
Confira a reportagem na íntegra aqui.