Os resultados de um estudo sobre o impacto de leitura para crianças pelos pais, elaborado pelo Instituto Alfa e Beto em parceria com a New York University School of Medicine, foram apresentados em março, na reunião bienal da Sociedade para a Pesquisa sobre o Desenvolvimento da Criança, em Austin, nos Estados Unidos.
Com o título “Modelo inovador para estimular a leitura e o desenvolvimento infantil no Brasil por meio do apoio dos pais”, o trabalho teve como base os resultados do programa “Universidade do Bebê” (UBB), implementado pelo Instituto Alfa e Beto nas casas-mãe que integram o Programa Família que Acolhe, da Prefeitura Municipal de Boa Vista, capital de Roraima. Durante nove meses, pais foram treinados para ler, conversar e brincar de forma interativa com os filhos.
O estudo foi realizado em 22 creches, em um contexto de alta taxa de pobreza e baixo nível de escolaridade. Foram coletados dados de um grupo de controle formado por 11 unidades. Nas demais (a outra metade), o programa do IAB foi adotado com resultados altamente significativos tanto do ponto de vista estatístico quanto educacional.
Além de melhorias significativas nas interações dos familiares com os filhos, foi registrado, no caso das crianças, maior desenvolvimento cognitivo e de linguagem (incremento de vocabulário), melhorias de comportamento e aumento da consciência fonológica. Confira os resultados nos gráficos que constam do quadro-resumo abaixo.
Participaram do estudo pesquisadores do Instituto Alfa e Beto (João Batista Araujo e Oliveira, Denise Silva Rocha Mazzuchelli, Walfrido Duarte Neto e Alina Sá Lopez), da Universidade de Nova Iorque (Adriana Weisleder, Carolyn Brockmeyer Cates e Alan Mendelsohn) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Hosana Gonçalves e Rochele Paz Fonseca).
Infográfico 1 – Resultados do Programa Universidade do Bebê, implementado em Boa Vista (RR):
Poster da apresentação: