Ler para as crianças durante a Primeira Infância é crucial para o desenvolvimento educacional. As entidades da área têm cada vez mais incentivado essa prática, que é uma das principais prioridades do Instituto Alfa e Beto. Um estudo recente reforça essa recomendação e revela como a leitura afeta o cérebro das crianças.
O estudo, publicado recentemente pela Pediatric Academic Societies dos Estados Unidos, destaca a importância da leitura precoce para aprimorar as conexões neurais relacionadas ao entendimento da linguagem. Segundo os pesquisadores, os efeitos positivos da leitura na compreensão da linguagem e na expansão do vocabulário são comparáveis ao ensino de regras de sintaxe nas aulas de gramática, o que destaca ainda mais a importância da leitura nos estágios iniciais da vida.
Para conduzir a pesquisa, os estudiosos analisaram entrevistas com 19 famílias que tinham filhos na pré-escola, sendo 40% delas de famílias de baixa renda. Durante os questionários, os pais compartilharam detalhes sobre como começaram a ler para as crianças e que tipo de conteúdo foi apresentado.
Além disso, neurologistas examinaram a atividade cerebral das 19 crianças enquanto elas ouviam uma história. Os exames revelaram uma atividade intensa na parte do cérebro responsável pela compreensão da linguagem em crianças que tiveram contato frequente e precoce com a leitura.
Um dos pesquisadores responsáveis pelo estudo, John S. Hutton, acredita que essa descoberta orientará pesquisas futuras para responder a perguntas cruciais, como a frequência e duração ideais da leitura para crianças pequenas.
O estudo foi recentemente destacado na revista americana Time. Para mais detalhes, é possível acessar o estudo completo (ambos em inglês). Além disso, para melhorar a fluidez do texto, adicionei palavras de transição, como “além disso” e “por outro lado”.