As 5 Etapas do Desenvolvimento da Leitura: Entenda Como a Leitura Evolui
Primeiramente, o processo de desenvolvimento da leitura é dinâmico e progressivo. Jeanne Chall, uma das maiores especialistas em alfabetização do século XX, destacou que as etapas da leitura refletem mudanças nas competências dos alunos. Em outras palavras, não são etapas fixas, mas avanços que dependem de uma base sólida e de ensino de qualidade.
A seguir, exploramos as 5 etapas propostas por Chall, baseadas no livro ABC do Alfabetizador , de João Batista Oliveira.
1. Pseudoleitura
Antecipadamente, antes de entrar na escola, a criança já demonstra um interesse inicial pela leitura. Nesse estágio, que ocorre por volta dos 6 ou 7 anos, a criança “dedo” que lê. Ela interpreta ilustrações, registra alguns sinais e até escreve o próprio nome. Assim, é essencial que adultos ou crianças mais velhas leiam histórias interessantes para estimular esse desenvolvimento inicial.
2. Leitura inicial ou decodificação
Na segunda etapa, que geralmente acontece na Pré-Escola, a criança aprende a relação entre os filhos e as letras. Isso permite que ela conecte palavras escritas e faladas, conseguindo ler textos simples. Além disso, a criança desenvolve um vocabulário significativo: compreende cerca de 4.000 palavras, mas lê um pouco mais de 600. Esse estágio é fundamental para consolidar a base da alfabetização.
3. Fluência
A partir do 1º ou 2º ano, a criança entra no estágio de fluência. Aqui, ela começa a ler histórias familiares e textos simples com maior facilidade, expandindo seu vocabulário e consolidando a decodificação. Por exemplo, uma criança compreende cerca de 9.000 palavras e regularmente muitas delas automaticamente. Ainda assim, sua capacidade de aprender ouvindo continua superior à capacidade de aprender lendo.
4. Ler para aprender
Do 3º ao 9º ano, a leitura assume um papel mais funcional. Nesse período, a criança utiliza a leitura para adquirir informações, aprender novas ideias e se envolver com textos mais complexos. Além disso, ela começa a explorar gêneros variados, como ficção, biografias e textos informativos. Leitores com maior dificuldade ainda aprendem de forma semelhante ao ouvir e ao ler, mas os leitores mais avançados já demonstram um aprendizado superior pela leitura.
5. Pontos de vista diferentes
Já no Ensino Médio, o aluno chega a uma etapa em que consegue lidar com textos narrativos e expositivos mais complexos. Aqui, a leitura exige análise crítica e interpretação de diferentes pontos de vista. Ou seja, o aluno precisa explorar assuntos variados e aprofundar seus conhecimentos em disciplinas distintas. O estudo sistemático de palavras e a simplicidade delas tornam-se indispensáveis nesse estágio.
6. Consolidação
Finalmente, no Ensino Superior, o aluno utiliza a leitura para atender suas necessidades pessoais e profissionais. Ele expande seu repertório de leitura para materiais mais difíceis e complexos, indo além dos interesses imediatos. Nessa etapa, o aprendizado pela leitura supera extensamente o aprendizado pela escuta.
Desenvolvendo a leitura com o Instituto Alfa e Beto
Sob o mesmo ponto de vista de Jeanne Chall, o Instituto Alfa e Beto utiliza o método fônico para oferecer uma alfabetização eficaz e estruturada. Dessa forma, ele ajuda os alunos a evoluírem em cada etapa do processo de leitura.
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