Em um estudo pioneiro apresentado em uma audiência pública na Câmara Federal, em Brasília, pesquisadores da Universidade de Nova York, em colaboração com o Instituto Alfa e Beto e o IDados, revelaram que a leitura para crianças pode melhorar significativamente seu desenvolvimento emocional.
Nesse contexto, é fundamental ressaltar a importância do desenvolvimento emocional das crianças, o qual pode ser potencializado por meio de práticas simples, como a leitura. Dessa forma, a inserção de livros no cotidiano das crianças torna-se crucial para promover não apenas a aquisição de conhecimento, mas também o enriquecimento do seu desenvolvimento emocional.
Apresentando a Pesquisa
Durante a audiência pública, realizada em 6 de julho, estiveram presentes diversas autoridades, como o Ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, e o prefeito de Petrolina, Julio Lóssio. A audiência foi parte integrante do IV Seminário Internacional do Marco Legal da Primeira Infância (Lei 13.257/2016), que visa promover o desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos.
O Dr. Alan Mendelsohn, pediatra e professor da Universidade de Nova York, apresentou indicadores coletados em um estudo realizado na cidade de Boa Vista. O estudo, intitulado “Prevenindo Disparidades na Prontidão Escolar de Famílias de Baixa Renda”, faz parte do projeto Família que Acolhe, uma iniciativa da Prefeitura de Boa Vista dedicada à prevenção de disparidades na preparação escolar entre famílias de baixa renda. Dessa forma, a pesquisa destacou a relevância do desenvolvimento emocional das crianças como um dos pilares essenciais para a construção de uma sociedade mais equitativa.
Os Benefícios da Leitura
O estudo evidenciou que o programa de leitura, conduzido pelos pais, influenciou positivamente a linguagem, vocabulário, habilidades metacognitivas e de controle executivo das crianças. Além disso, promoveu mudanças no comportamento parental, aprimorando a interação com os filhos. Portanto, a leitura não apenas contribui para o desenvolvimento cognitivo das crianças, mas também desempenha um papel crucial no fortalecimento dos laços afetivos familiares.
Embora estudos realizados em outros países, principalmente nos Estados Unidos, já tenham destacado o impacto positivo desse tipo de treinamento, esta é a primeira análise que busca identificar o impacto adicional para crianças que já frequentam creches. Assim, a disseminação de práticas de leitura voltadas para o desenvolvimento emocional das crianças pode representar um avanço significativo na promoção da educação infantil.
A Importância da Interação Entre Pais e Filhos
O programa em Boa Vista treinou pais que são atendidos pelo projeto Família que Acolhe. O treinamento consistiu em sessões de uma hora de duração, realizadas uma vez a cada três semanas, ao longo de nove semanas. Durante essas sessões, os pais foram incentivados a compartilhar suas experiências e desafios ao ler para seus filhos em casa. Dessa forma, a interação familiar torna-se um elemento fundamental no processo de desenvolvimento emocional das crianças.
Um dos principais aspectos do programa foi um sistema semanal de empréstimo de livros, adequados para crianças de diferentes faixas etárias. Cada semana, as famílias devolviam e pegavam dois novos livros. Esse modelo de empréstimo de livros não apenas incentivou a prática da leitura em casa, mas também estimulou a diversificação do repertório literário das crianças, ampliando assim as oportunidades de desenvolvimento emocional por meio da leitura.
Resultados Impressionantes
Os resultados do estudo mostraram um aumento significativo nas interações dos pais com seus filhos, avaliadas pela frequência e qualidade da leitura. Além disso, houve progressos notáveis no desenvolvimento das crianças, tanto no aspecto da linguagem e cognição, quanto no aspecto socioemocional. Nesse sentido, os benefícios do programa de leitura vão além do enriquecimento intelectual, refletindo-se diretamente no bem-estar emocional das crianças e de suas famílias.
Os números apresentados na audiência reforçam os resultados promissores do estudo, evidenciando o impacto positivo da leitura no desenvolvimento emocional das crianças:
- Redução de 50% no número de famílias que não liam para os filhos
- Aumento de 50% no número de famílias que passaram a ler com os filhos 3 dias da semana ou mais
- Aumento de 50% na leitura interativa
- Aumento de 14% no vocabulário
- Aumento de 27% na memória de trabalho
- Aumento de 25% de crianças sem problemas de comportamento
- Mais estímulo cognitivo em casa
- Menos punição física
- Maior estímulo fonológico, que é importante para a alfabetização
Diante dos resultados promissores, o Ministro Osmar Terra expressou sua surpresa e recomendou a expansão do programa para outras regiões, adaptando-o às necessidades e realidades locais. A iniciativa de promover o desenvolvimento emocional das crianças por meio da leitura demonstra não apenas a eficácia desse tipo de intervenção, mas também a importância de investir em políticas públicas que valorizem a formação integral das novas gerações.