Os conhecimentos sobre o ensino da Matemática evoluíram sensivelmente nos últimos anos. Os autores dos artigos apresentados neste Seminário discutem três aspectos práticos desses novos conhecimentos: o que ensinar, como ensinar, o que os professores devem saber. O pano de fundo são os avanços da neurociência, que autorizam e estimulam o ensino da matemática desde cedo e abrem novas fronteiras para o entendimento de como as crianças adquirem as bases que lhes permitem aprender matemática na escola.
O que ensinar?
William Schmidt explora essas questões. Existe um consenso bastante avançado, entre pesquisadores e formuladores de políticas públicas, a respeito do que se deve ensinar de Matemática nas séries iniciais. No limite, os alunos devem dominar o suficiente de Matemática para poder escolher vertentes do ensino médio mais acadêmicas ou mais aplicadas. Em outras palavras: os jovens só terão reais condições de fazer opções, ao chegar ao Ensino Médio, se dominarem determinados conhecimentos básicos de Matemática.
Como ensinar?
Dan Willingham apresenta de maneira didática os resultados de pesquisas da área de Psicologia Cognitva sobre a aprendizagem e o ensino da Matemática. Mas primeiro ele nos faz um alerta: o cérebro possui algumas capacidades naturais para aprender Matemática. Como outros animais, o ser humano possui um senso numérico que lhe permite manipular quantidades muito pequenas com precisão e manipular quantidades bem mais altas de forma aproximada. Mas isso é apenas o começo, a base sobre a qual pode se assentar uma boa aprendizagem da Matemática, especialmente da Matemática requerida para progredir no Ensino Médio e no Ensino Superior.
Portanto, não devemos esperar que os alunos aprendam a Matemática com facilidade. Ao invés disso, devemos esperar que a proficiência Matemática requeira um cultivo cuidadoso e se desenvolva lentamente. Ao mesmo tempo, como sabemos que os alunos nascem com a habilidade de aprender matemática, não devemos deixá-los desistir ao concluir que simplesmente não são bons em Matemática.
O que os professores precisam saber?
Hung-Hsi Wu começa pela definição da própria Matemática: a Matemática é um conjunto de elos encadeados que envolve precisão, definições, raciocínio coerência e uma finalidade. As afirmativas matemáticas são claras e sem ambiguidade. As definições são o esteio de sua estrutura: se elas não forem precisas e rigorosas, não há Matemática. Os estudos empíricos sobre o tema sugerem que é muito mais importante o professor conhecer bem os conteúdos que ensina e sua fundamentação do que possuir diplomas de níveis avançados de Matemática.
O Seminário foi complementado por uma revisão da literatura a respeito da aprendizagem da Matemática. Os estudos contribuem para entender as relações entre desenvolvimento infantil, linguagem e aprendizagem da Matemática, bem como lançam luz sobre a origem das dificuldades que algumas crianças têm para aprender Matemática e sugere a importância do diagnóstico e de intervenções precoces para evitar que essas dificuldades aumentem quando a criança chega à escola.