O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) serve atualmente tanto quanto um sistema de avaliação do desempenho de alunos no Ensino Médio quanto meio de ingresso para a maior parte das universidades brasileiras e até fora do país. Porém, uma nova análise rigorosa dos dados referentes ao exame, realizada pelo IDados, sugere que esses objetivos podem não estar sendo atingidos plenamente.
A partir de um levantamento dos dados preliminares da edição 2014 do ENEM, que são últimos resultados completos divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), a segunda edição do Boletim IDados da Educação analisa o perfil dos estudantes dessa etapa de ensino e que participam do exame.
A título de esclarecimento, registramos que no momento da análise (dezembro/2015) o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ainda não havia divulgado os dados consolidados do ENEM 2015, sendo conhecidas apenas as notas individuais dos candidatos bem como informações gerais sobre participação. No entanto, apesar da defasagem dos dados, os resultados de exames desta natureza raramente apresentam mudanças significativas entre diferentes aplicações, daí por que as questões levantadas neste Boletim servem para balizar o debate sempre atual sobre este tema.
O Boletim IDados de Educação Nº 2 está dividido em sete partes. Em cada uma das seis primeiras partes, um aspecto do ENEM é explicado e refletido criticamente. A última parte apresenta uma série de questões levantadas ao longo do texto, com o objetivo de suscitar debates pela comunidade empresarial, acadêmica, de imprensa e pela sociedade em geral.
Leia abaixo a íntegra do Boletim IDados de Educação Nº 2. Para ter acesso ao ebook, basta preencher o formulário abaixo.